Alcançar melhorias reais na aprendizagem dos alunos requer aprimoramentos que vão desde a macropolítica de educação até a sala de aula. Para promover melhorias significativas e sustentáveis de ensino e aprendizagem, é necessário o fortalecimento sistêmico de lideranças e o protagonismo dos técnicos, gestores públicos e educadores. É sob essa perspectiva que a Fundação Itaú Social busca implementar os programas da área de Gestão Educacional, sempre com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento das equipes técnicas e de estruturas e processos de gestão dos sistemas de ensino público.

Os investimentos na área são focados em setores e atores estruturantes da política educacional:

• Gestão do sistema educacional:
    Formação de secretários e técnicos da educação de municípios, priorizando arranjos regionais e seu potencial para fortalecer o ciclo da política pública educacional, seja na concretização do plano municipal de educação, seja no aprimoramento dos fluxos de gestão da secretaria.
  • Formação continuada de professores e gestores:
    Formação continuada, e em serviço, de professores e gestores escolares, com foco na dimensão pedagógica de sua liderança e no aprimoramento de sua prática, sempre a serviço da aprendizagem dos alunos e em metodologias que investem em lideranças com potencial formador da própria rede.
  • Avaliações externas do desempenho de alunos:
    Desenvolvimento de conteúdos e ferramentas que ampliem o uso pedagógico das avaliações externas por secretários e técnicos de educação, assim como por professores e gestores escolares.
  • Relação Família-Escola:
    Desenvolvimento de estratégias e conteúdos que componham um eixo sistêmico de apoio às equipes escolares nos esforços de acolhimento, apoio e parceria com as famílias de seus alunos, inclusive aqueles em situação mais vulnerável.