Programas

A Fundação Itaú Social investe no avanço da oferta de educação integral a alunos das redes públicas. Assim, visa contribuir com o aumento de repertórios, horizontes e da capacidade de circulação inclusiva e criativa pelas cidades. Isso porque a instituição compreende como educação integral a construção de tempos, espaços e conteúdos de aprendizagem, dentro e fora da escola, a partir da concepção de desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse sentido, é condição fundamental reconhecer e mobilizar os saberes da escola, da família e da comunidade para uma educação integral de qualidade.

Sob o entendimento de que é possível compor e ofertar diferentes modalidades de educação integral em diferentes redes de ensino, a Fundação Itaú Social direciona seus esforços em dois vetores estratégicos:  formação e reconhecimento das organizações da sociedade civil na composição de modalidades de educação integral em parceria com a escola e a oferta de assessoria na formulação, adoção e no acompanhamento de políticas públicas de educação integral.

São escolhas que refletem trajetória e conhecimento acumulado. Não se trata de replicar ações, mas de atender de forma estruturada e qualificada às variadas regiões, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Nesse sentido, o Itaú Social tem colaborado com a construção de planos de educação integral de estados e municípios, considerando processos de diagnóstico, articulação intersetorial, desenvolvimento curricular, formação, gestão, acompanhamento e avaliação das políticas na área.