Acontece

Foram anunciados nesta terça-feira (13), em cerimônia realizada no Auditório Elis Regina, em São Paulo, os 20 estudantes e vencedores nacionais da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). São cinco ganhadores em cada gênero literário - artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema – selecionados entre os 152 finalistas que vieram à capital paulista. Vinte e oito professores foram premiados pelos melhores relatos de prática.

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da Fundação Itaú Social, Fábio Barbosa; da presidente do Conselho Administrativo do Cenpec, Neca Setubal; e da representante do Ministério da Educação, Carmen Moreira de Castro Neves; que entregaram as medalhas de ouro aos alunos e professores vencedores.

Para um auditório lotado de estudantes, docentes, diretores e familiares, Barbosa destacou: “Há muita coisa boa sendo feita no país. Precisamos buscar exemplos de sucesso e replicar. Exemplos concretos e escaláveis. O Brasil será aquilo que dele nós fizermos. É com os jovens que podemos contar mais. Guiados e apoiados pela família e pelos professores, não apenas nos conteúdos, mas nos valores, princípios e causas”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve a adesão das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.874 municípios e recebeu mais de 170 mil inscrições nas categorias. Ao todo, foram enviadas mais de 50 mil redações divididas em quatro gêneros literários, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Os alunos vencedores, assim como seus professores receberam a medalha de ouro, um notebook e uma impressora. Suas escolas serão contempladas com dez computadores, impressora, projetor multimídia, telão de projeção e livros para a biblioteca. Os professores autores dos relatos de prática vencedores também levaram para casa um notebook.

O Programa conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Canal Futura.

Confira a lista completa dos alunos vencedores da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro:

Aluno

SE

São Cristóvão

Ketlen Silva de Almeida

Imagens no calor da tarde

Josefa Maria Taborda do Nascimento Silva

PR

Ubiratã

Yanca Fragata dos Santos

O amanhecer (num dia inqualquer)

Rodrigo de Souza Rocha