Itaú Criança

Sobre o programa

O programa Itaú Criança tem como objetivo mobilizar a sociedade para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Criada em 2005, a iniciativa mobiliza colaboradores, clientes, parceiros e comunidade a serviço da causa.

Saiba como contribuir para os FDCAs

De acordo com as leis de incentivo fiscal, todo cidadão que declara imposto de renda pelo modelo completo pode destinar até 6% do tributo devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCAs), que existem nas instâncias federal, estadual e municipal.

Edição 2012

Em 2012, a Fundação Itaú Social fez aos adultos, novamente, o convite de ler para as crianças. Para apoiar o convite, foram distribuídos gratuitamente mais de 7 milhões de livros para pessoas físicas, ONGs, centros de educação infantil e escolas públicas. A Coleção Itaú de Livros Infantis enviada foi composta pelas obras Lino, de André Neves (Editora Callis); Poesia na varanda, de Sônia Junqueira (Editora Autêntica); e O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood (Editora Brinque-Book).

Além dos livros que foram disponibilizados para o público em geral, os colaboradores do banco puderam escolher escolas públicas, ONGs, bibliotecas comunitárias e creches para nelas realizar atividades de leitura.  Para apoiar essa ação foram disponibilizadas seis mil Bibliotecas Itaú Criança para organizações onde aconteceram essas atividades. Cada biblioteca contém 100 títulos criteriosamente selecionados e voltados para o público infanto-juvenil e adulto.
Para ampliar a interação com a coleção também foi criado o aplicativo “Itaú Criança” para smartphones, que permite criar efeitos sonoros para as histórias e brincar com algumas ilustrações dos livros. O download do aplicativo pode ser realizado por meio do Google Play

Além disso, para contemplar pessoas com deficiência visual também foram disponibilizadas 2 mil coleções em fonte ampliada e braille. Os interessados solicitaram essa versão da coleção, por aqui.

Incentivo à leitura

- Mais de 7 milhões de livros infantis oferecidos.
- 6 mil organizações beneficiadas com a Biblioteca Itaú Criança.
Destinação de recursos aos Fundos da Criança e do Adolescente
- Parceria com 31 Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- 10 mil funcionários do Itaú destinaram cerca de R$ 1 milhão aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- O Itaú dobrou o valor arrecadado pelos colaboradores e destinou R$ 1,5 milhão do imposto devido pelas empresas do grupo para os Fundos parceiros.

Edição 2011

O programa convidou os adultos a lerem para as crianças e, para apoiar esse convite, a Fundação Itaú Social ofereceu gratuitamente mais de três milhões de livros entre os meses de setembro e dezembro. Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais interessados em aderir à mobilização tiveram acesso à Coleção Itaú de Livros Infantis composta pelos livros: Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque e ilustrações de Ziraldo (Editora José Olympio); Adivinha Quanto eu Te amo, de Sam McBratney e ilustrações de Anita Jeram (Editora Martins Fontes); e A Festa do Céu, de Angela Lago (Editora Melhoramentos).

Outro ponto forte da ação foi a participação da rede de negócios do banco. Por meio de atividades de leitura realizadas por funcionários, quatro mil organizações, como escolas públicas, creches e bibliotecas comunitárias foram envolvidas na campanha e contempladas com a Biblioteca Itaú Criança, composta por 100 títulos, criteriosamente selecionados e dedicados aos públicos infanto-juvenil e adulto. Também foram beneficiadas comunidades da Amazônia Legal, que inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão. Cerca de 150 estabelecimentos dessas localidades receberam os títulos da biblioteca.

Além disso, foram estabelecidas parcerias com 125 Secretarias Municipais de Educação de todo o país, com o intuito de estimular a reflexão de gestores públicos sobre a importância da leitura e facilitar o acesso das crianças aos livros. Ao todo, foram distribuídos mais de 2,2 milhões de livros para alunos de 3.272 escolas e centros de educação infantil.

Incentivo à leitura

- 3,7 milhões de livros doados.
- 4 mil organizações, como escolas públicas, creches e bibliotecas comunitárias foram envolvidas na campanha e contempladas com a Biblioteca Itaú Criança.
- Mais de 2,2 milhões de livros para alunos de 3.272 escolas e centros de educação infantil.

Destinação de recursos aos Fundos da Criança e do Adolescente

- Participaram da campanha de destinação de recursos aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente 12 mil colaboradores, que destinaram mais de R$ 1,3 milhão, valor 30% superior ao destinado em 2010.
- Parceria com 125 secretarias municipais de educação de todo o país.
- Parceria com 31 Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Edição 2010

Toda a comunidade foi convidada a participar de um gesto simples e que contribui para o desenvolvimento das crianças: a leitura.

Foi realizada uma campanha nacional de incentivo à leitura para crianças com até 6 anos de idade. Pais, educadores, voluntários de organizações sociais e demais pessoas que aderiram à mobilização tiveram acesso gratuito a uma coleção com quatro livros infantis, um folheto com dicas para contar histórias e um adesivo para apoiar a disseminação da ideia.

A campanha foi focada na leitura para crianças de até 6 anos porque é nessa faixa etária que se formam as preferências e os hábitos. Estudos comprovam que a relação com os livros nesse período é um fator determinante no desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Incentivo à leitura

- 16 milhões de livros doados.
- Mais de 4 mil pontos da rede de atendimento Itaú participantes em todo o Brasil.
Destinação de recursos aos Fundos da Criança e do Adolescente
- Parceria com 29 Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Participaram da campanha 14.397 colaboradores, que destinaram R$ 1.181.813,00.

Edição 2009

Continuidade das ações com foco no direito à educação e à destinação de recursos aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o envolvimento dos funcionários e em parceria com escolas públicas para incremento do acervo das bibliotecas.

Incentivo à leitura

- Distribuição de 2 milhões de cartilhas “Guia da educação em família”, do programa Educar para Crescer (Abril) e Movimento Todos pela Educação, às escolas
- 1.496 novas escolas públicas, além das cadastradas em 2008, passaram a integrar o projeto e receberam doações para suas bibliotecas.

- 2.867 agências participantes.
- Rally Itaú Criança: engajamento de 1.860 funcionários

- Parcerias com 28 Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente
- 9.870 funcionários destinaram cerca de R$ 902 mil aos respectivos Fundos.

Edição 2008

Em 2008, o programa fortaleceu sua estrutura com um hotsite dinâmico em que as agências encontravam uma lista de escolas próximas com potencial para a realização de parceria. Além dos livros arrecadados nas agências e do kit doado pela Fundação Itaú Social e pelas editoras parceiras (Abril, Paulus, DCL, Melhoramentos e Positivo), cada uma das 1.714 escolas envolvidas também foi contemplada com uma estante móvel para levar as obras da biblioteca com mais facilidade até as salas de aula.

Para envolver as equipes dos polos administrativos do Itaú de uma forma diferente da adotada nas agências, foi realizado o Rally Itaú Criança. Uma grande gincana social com o objetivo de mobilizar os funcionários no Centro Empresarial Itaú Unibanco para a importância do direito à educação de qualidade. Por meio de Quiz com perguntas e respostas, bem como desafios semanais relacionados ao tema, as equipes computavam pontos.

Incentivo à leitura

- Mais de 1.700 escolas públicas apoiadas.
- Mais de 260 mil livros doados pela Fundação Itaú Social e pelas editoras parceiras (Abril, Paulus, DCL, Melhoramentos e Positivo).

- Mais de 3 mil funcionários participantes do Rally Itaú Criança.

- Parcerias com 28 Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente
- 6.981 funcionários destinaram cerca de R$ 642 mil aos respectivos Fundos.

Edição 2007

O tema da ação de incentivo à leitura foi “Toda criança tem direito à educação de qualidade”. Em parceria com o movimento Todos pela Educação, a estratégia passou a envolver a comunidade: cada ponto de atendimento do banco foi convidado a estabelecer parceria com uma escola pública próxima, e os clientes foram estimulados a assumir um compromisso com a educação de qualidade.
Na outra frente, o número de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente parceiros aumentou para 31 neste ano. Participaram da campanha de destinação de recursos mais de 4 mil funcionários , que totalizaram cerca de R$ 430 mil doados aos Fundos parceiros.

Incentivo à leitura

- Mais de 2 mil agências participaram da ação.
- 41.039 livros foram arrecadados nas agências e compuseram milhares de kits produzidos pela
Fundação Itaú Social em parceria com algumas editoras (Abril, Paulus, DCL, Melhoramentos e Positivo), cada um com 100 obras da literatura brasileira. Todos foram doados às escolas públicas parceiras.

Edição 2006

Início das ações de incentivo à leitura, com distribuição de cartilhas, ambientação das agências e dos prédios administrativos, entrega de folhetos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Funcionários, clientes, parceiros e pessoas da comunidade foram convidados a participar do movimento doando livros.

- 2 milhões de livros doados à Pastoral da Criança
- 1,8 milhão de crianças beneficiadas.

-
Ampliado para 17 o número de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente parceiros.
- 4.412 funcionários destinaram cerca de R$ 340 mil aos Fundos em referência.

Edição 2005

O programa formou parcerias com sete Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram da campanha de destinação de recursos 2.765 funcionários, com doações que totalizaram cerca de R$ 190 mil.